Pesquisa do site

Iniciativas e Eventos

Página de Entrada > Iniciativas e Eventos

À descoberta do Castelo de Soure

 

À descoberta do Castelo de Soure

 

À descoberta do Castelo de Soure

 

À DESCOBERTA DO CASTELO DE SOURE

6 de Agosto - 10:00 h-13:00 h

No dia 6 de agosto, domingo, das 10h às 13h, irá decorrer, no âmbito da parceria do Município de Soure com a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, a atividade à Descoberta do Castelo de Soure com a participação especial da Liga Portuguesa de Combate Medieval.

As inscrições, limitadas a 30 participantes, são gratuitas e obrigatórias.

Os participantes poderão efetuar a sua inscrição em: geral@castelosemuralhasdomondego.pt

 

DESFILE DE CARNAVAL INFANTIL

 

DESFILE DE CARNAVAL INFANTIL

24 de fevereiro de 2017

Este tema proposto para este ano pretende ir para das além das memórias que cada um guarda de outros tempos, que poderão ser exploradas na escola e consequentemente em casa, procurar a tradição das brincadeiras de carnaval bem português.
Em Portugal e lembrando “o carnaval mais português de Portugal”, temos: os cabeçudos, as matrafonas (homens vestidos de mulheres,) os caretos… e os eternos reis e as rainhas (afinal ainda hoje há o Rei do Carnaval) e os pajens e os bobos…., ou seja a corte quase completa.
No seguimento do que aconteceu no ano transato perspetiva-se uma sexta-feira bem animada, com cerca de 1700 figurantes oriundos de todos os estabelecimentos escolares do Concelho e onde não faltarão os cabeçudos, os gigantones, os gaiteiros, entre outra animação.

 

EXPOSIÇÃO ARTE & MEDICINA

 

EXPOSIÇÃO ARTE & MEDICINA

De 12 de novembro de 2016 a 9 de janeiro de 2017

A exposição Arte & Medicina é uma exposição do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, patente pela primeira vez em 2015 em Coimbra. Idealizada por uma equipa de curadoras da CulturAge constituída por Cristina Nogueira e Carolina Gomes, centrou o seu discurso expositivo em dois eixos, um relacionado com a arte e outro com o património hospitalar.
Por um lado encaminha-se o visitante num percurso que incita à reflexão da forma como a arte representou a medicina, os médicos, as doenças e os hospitais, por outro ao conhecimento do percurso histórico da realidade local através da exibição de exemplares do património hospitalar.
Exibe 56 reproduções de pinturas e iluminuras de museus de todo o mundo sobre Medicina e Médicos, Doenças e Hospitais de pintores como Picasso, Rembrandt, Bruegel, Gerrit Dou, Metsu, Goya y Lucientes, Eakins, Jiménez Aranda, Luke Fildes, Toulouse-Lautrec, Frida Kahlo, etc.
Cada reprodução é acompanhada por um comentário resultante da análise do ponto de vista da história da arte e da história da medicina.
Para o segundo eixo expositivo foi feita uma seleção de manuscritos e objetos médicos pertencentes ao antigo Hospital da Misericórdia de Soure, cuja primeira notícia remonta ao século XVII.
Esta exposição será inaugurada no próximo dia 12 de novembro, pelas 16H30, no Museu Municipal de Soure, onde estará patente ao público de 12 de novembro de 2016 a 9 de janeiro de 2017.

 

 

 

Um concelho com tradições

Um concelho com história, Um concelho em desenvolvimento