Pesquisa do site

Notícias de Soure: arquivo

Página de Entrada > Notícias

 

Ação de Formação/Sensibilização – “Economia cá de casa”

Ação de Formação/Sensibilização – “Economia cá de casa”

AÇÃO DE FORMAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO – “ECONOMIA CÁ DE CASA”

08 de junho de 2016 - 09.30horas

No âmbito do Plano de Ação da Rede Social, vai realizar-se no dia 08 de junho de 2016, pelas 09h30, uma Ação de Intervenção Comunitária, dirigida aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, onde o lema é “Viver com aquilo que Temos”, dinamizada pelas Técnicas de Serviço Social, na Junta de Freguesia da Granja do Ulmeiro.

Esta formação/sensibilização tem como objetivos sensibilizar e ajudar a refletir para a gestão de uma boa economia doméstica e ajudar a estabelecer prioridades no Orçamento Familiar.

 

Ação de Formação - “Alienação Parental”

Ação de Formação - “Alienação Parental”

AÇÃO DE FORMAÇÃO - “ALIENAÇÃO PARENTAL”

01 de abril de 2016

Ação de Formação - “Alienação Parental” dinamizada pela Dra. Fátima Duarte.

No âmbito do Plano de Ação para 2016, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Soure e a Rede Social do Concelho de Soure, vai organizar uma ação de Formação “Alienação Parental”, dinamizada pela Dra. Fátima Duarte, Interlocutora da CNPCJR para o distrito de Coimbra, no dia 01 de abril de 2016, pelas 09:30 horas, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Soure.
Esta formação pretende sensibilizar e alertar para a Alienação Parental, dotar os técnicos de Saberes e Competências para avaliarem/diagnosticarem diferentes formas de Alienação Parental e de agirem assertiva e atempadamente na promoção e proteção das Crianças e Jovens.
Os objetivos da formação consistem em desenvolver um olhar crítico, reflexivo e treinado sobre indicadores, marcas e sinais de Alienação Parental, assim como também refletir sobre procedimentos de proteção face à identificação de situações de Alienação Parental.
Nesta formação irão ser abordados conteúdos como a definição de Alienação Parental; caracterização das situações de Alienação Parental e análise e interpretação das dinâmicas de Alienação Parental.

 

Programa Cegonhas

Programa Cegonhas

PROGRAMA CEGONHAS

10 de fevereiro de 2016

Incentivo à Natalidade e Apoio à Família no Concelho de Soure

O Programa Cegonhas aprovado e instituído pela Câmara Municipal de Soure constitui um incentivo à natalidade, de apoio à família, e pretende estimular, simultaneamente, a actividade comercial no Concelho de Soure.
Crianças nascidas a partir de 10 de Fevereiro de 2016 (2º dia útil a partir da publicação do Regulamento em Diário da República (DR, 2º série – nº 26 – 8 de Fevereiro de 1016 / Regulamento nº 140/1016), estão em condições de receber este incentivo.
Poderá visualizar toda a informação em Regulamentos / Ação Social.

 

Contrato Local de Desenvolvimento Social

Contrato Local de Desenvolvimento Social

CONTRATO LOCAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

CLDS-3G SOURE-3G com início assumido

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), atualmente denominado de 3.ª Geração (CLDS-3G), já está a funcionar em Soure e vai vigorar por um período de 36 meses, dando mais vida a este concelho.

Este programa foi criado de modo a potenciar os territórios e a capacitação dos cidadãos e famílias, promovendo a equidade territorial, a igualdade de oportunidades e a inclusão social nas suas mais diversas dimensões, abrangendo, neste caso em particular, todo o concelho de Soure.
A Santa Casa da Misericórdia foi a Instituição selecionada como Entidade Coordenadora Local, da qual são parceiras todas as Instituições que integram o Conselho Local de Ação Social de Soure.
Este programa, propõe uma intervenção fundamentalmente social, subdividida em 21 ações ou atividades, integradas em 3 Eixos Prioritários: Eixo 1 – Emprego, Formação e qualificação – Eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e Eixo 3 – Capacitação da comunidade e das instituições (anexo à Portaria n.º 179-B/ 2015, de 17 de junho). Subjacente a estes 3 eixos prioritários existe uma forte componente de apoio ao desenvolvimento e competências pessoais, ao empreendedorismo, à procura ativa de emprego e, noutra vertente, um conjunto de mecanismos e instrumentos de apoio aos mais desfavorecidos, nomeadamente os idosos em situação de isolamento e as famílias, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco de pobreza.
Foi formalizado no passado dia 4 de janeiro a data oficial de início do programa através de uma reunião, envolvendo o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Soure – Mário Jorge Nunes, também na qualidade de Presidente do Concelho Local de Ação Social (CLAS) de Soure, os representantes da Santa Casa da Misericórdia de Soure como Entidade Coordenadora Local de Parceria – Provedor Manuel Ramos Martins e a Administradora Célia Godinho e a Coordenadora do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) do Concelho de Soure – Rosália Mendes.
O CLDS 3G está aberto ao público e funcionará no espaço junto à Biblioteca Municipal de Soure, na rua da Vitória – Baixa da Vila de Soure. A equipa é composta por três (3) técnicas das áreas das Ciências Sociais, sendo uma a coordenadora, e por um administrativo com formação na área de comunicação e multimédia.

 

 

 

 

Um concelho com tradições

Um concelho com história, Um concelho em desenvolvimento