Município de Soure participa no concurso “Põe a tua terra nos píncaros!”

MUNICÍPIO DE SOURE PARTICIPA NO CONCURSO “PÕE A TUA TERRA NOS PÍNCAROS!”

O Município de Soure vai participar no concurso “Põe a tua terra nos píncaros!”, organizado pela Rádio Miúdos, em colaboração com a Rede de Biblioteca.

Aberto a todas as escolas públicas dos 100 municípios da região centro, o concurso “Põe a tua terra nos píncaros!” quer premiar a dedicação dos miúdos pela sua terra e descobrir quem tem boas ideias para fazer programas de rádio. O concurso vai premiar seis escolas que irão produzir um programa para a Rádio Miúdos, com direito a ateliês e emissões ao vivo. O desafio proposto para participação no “Põe a tua terra nos píncaros!” é a criação de um spot publicitário onde os miúdos dão a conhecer a sua terra. Podem participar alunos do 2º ao 9º ano e as candidaturas podem ser feitas pelas escolas, até ao dia 9 de outubro. O concurso “Põe a tua terra nos píncaros!” insere-se no programa de atividades da Rádio Miúdos nas escolas, onde realizam ateliês de produção de rádio e emissões ao vivo em direto. Trata-se também de incentivar a participação ativa na sociedade, através da rádio, sensibilizando os miúdos para a importância do património regional, material e imaterial, e de promover a relação entre as escolas e as autarquias. “Põe a tua terra nos píncaros!” é organizado pela Rádio Miúdos e tem a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e o apoio de “Portugal Inovação Social”, no âmbito do Portugal 2020, e da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Rádio Miúdos é a primeira rádio em português para crianças. Com emissões exclusivamente online, pode ser ouvida 24/7 em www.radiomiudos.pt ou através da app (gratuita). Já chega a 171 países e territórios em todo o mundo e incentiva a participação todos os miúdos que falam português, seja qual for a parte do mundo em que vivem. Com muita música e histórias, sempre em português, e com programas lúdicos, educativos e culturais, a Rádio Miúdos também chama pais, professores e profissionais de várias áreas a participar. Para além das emissões, a Rádio Miúdos sai para a rua com ateliês e emissões em escolas e eventos para autarquias, organizações/instituições e empresas.

PROJETO “ENTRE A FRALDA E A CHUPETA… DESCOBRIMOS O LIVRO! LIVRO A LIVRO… DESCOBRIMOS A BIBLIOTECA!”

Programa Integrado de Promoção da Leitura – Biblioteca Municipal de Soure

Através do Programa Integrado de Promoção da Leitura, a Câmara Municipal de Soure tem vindo a implementar um conjunto diversificado de ações, quer na Biblioteca Municipal, quer nas próprias Escolas, no sentido de contribuir para que os alunos do Concelho possam descobrir e, continuamente, alimentar o prazer de Ler.

O Projeto “Entre a Fralda e a Chupeta… descobrimos o Livro! Livro a Livro… descobrimos a Biblioteca!” constitui uma dessas ações, entre outras, que também têm vindo a contribuir para uma Sedução Precoce para a LEITURA.
Este Projeto tem como objetivos: proporcionar momentos que promovam o interesse por livros e outros materiais escritos e interagir com as crianças, contribuindo para o desenvolvimento precoce de competências de leitura. Os destinatários são crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 36 meses, a frequentarem as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Soure.
O Projeto divide-se em três fases:
1ª Fase – A Biblioteca vai às Creches, uma ou duas vezes por mês, contar histórias.
2ª Fase – A Biblioteca vai às Creches, duas vezes por mês, entregar e recolher Baús de Histórias.
3ª Fase – Os grupos visitados vêm à Biblioteca Municipal.