No plenário do CLAS (Conselho Local de Ação Social) de junho, foi apresentada a nova ferramenta digital Plataforma Clínico Social da Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego EPE (ULSBM), com a presença da Dra. Ana Raquel Santos, Presidente do Conselho de Administração desta entidade, e do Senhor Vereador Dr. Gil Soares, responsável pelos pelouros de Ação Social e Saúde.

A Plataforma Clínico Social (PCS) foi desenvolvida com o objetivo de assegurar um nível elevado de prestação de cuidados de saúde e apoio social aos utentes/cidadãos seniores com necessidades de saúde acrescidas. Esta plataforma facilita a sinalização e partilha de informação sumária sobre estados de saúde, funcionalidade e avaliação de necessidades sociais, promovendo uma articulação eficaz entre diversas entidades (de saúde, de cariz social, municípios, segurança social, autoridades policiais), com um papel relevante neste processo.

A sessão de apresentação teve como objetivo dar a conhecer a plataforma aos profissionais e representantes das instituições que compõem o CLAS de Soure, bem como promover esclarecimentos adicionais e expor a proposta de adesão, reiterando a importância da colaboração em rede na promoção do bem-estar e segurança da população da região do Baixo Mondego.

O projeto Portal Clínico Social representa um investimento de 300 mil euros e tem o apoio de fundos da União Europeia, programa SAMA — Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, FEDER.

Partilhar :