logotipo-municipio_soure2-01

Atividades de Enriquecimento Curricular

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) destinam-se aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e são promovidas pelo Município de Soure, em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas Martinho Árias e várias Entidades Parceiras. Atualmente, são disponibilizadas atividades em dois domínios: “Atividade Física e Desportiva” e “Crescer a Brincar”.

Complementam as componentes do currículo, garantindo uma diversidade de atividades consideradas relevantes para a formação integral dos alunos e articulando com as famílias uma ocupação adequada dos tempos não letivos. São atividades de natureza eminentemente lúdica e cultural, gratuitas e de caráter facultativo.

A sua frequência é gratuita, mas pressupõe a inscrição anual, através do qual o Encarregado de Educação assume o compromisso de frequência durante todo o ano letivo. A inscrição é realizada na plataforma Edubox.


Crescer a Brincar

A oferta Crescer a Brincar foi concebida numa perspetiva de componente exclusivamente lúdica, que permita explorar em simultâneo os jogos tradicionais ou contemporâneos e que promova também o desenvolvimento motor, psicossocial e emocional.


Atividade Física e Desportiva

A disponibilização de Atividade Física e Desportiva no 1º ciclo visa contribuir para o desenvolvimento global da criança, nomeadamente através da aquisição de destrezas motoras, fomentando a sua capacidade funcional e desenvolvendo hábitos e comportamentos indispensáveis para uma vida saudável e ativa, que se pretende que se mantenham na idade adulta.


Adaptação ao Meio Aquático

Trata-se de uma medida de incentivo à iniciação à natação, que abrange todos os alunos do 1.º ciclo de escolaridade.

As atividades decorrem na Piscina Municipal Coberta de Vila Nova de Anços, sendo o acompanhamento pedagógico da responsabilidade dos técnicos da área de Desporto e Atividade Física das AEC.  Os encargos relacionados com a frequência da piscina e com o transporte (Escola – Piscina – Escola) são inteiramente suportados pela Autarquia.

No percurso, bem como durante a permanência na Piscina, os técnicos responsáveis e os trabalhadores afetos ao este equipamento municipal efetuam o acompanhamento e prestam todo o auxílio necessário.

   

Hora dos Super Quinas

O projeto “Hora dos Super Quinas”, proposto pela Federação Portuguesa de Futebol, visa desenvolver as competências motoras das crianças do 1º ciclo.

Destina-se a proporcionar ações de atividade física e literacia motora, compostas por exercícios devidamente testados e com recurso a materiais específicos, ministradas pelos técnicos do domínio da Atividade Física e Desportiva.

Apesar de ser um programa da Federação Portuguesa de Futebol, o desenvolvimento do mesmo não se direcionar ao futebol, focando-se na promoção da atividade física como elemento fundamental para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, objetivos que o Município também partilha.