logotipo-municipio_soure2-01

Autarquias Familiarmente Responsáveis

Autarquias Familiarmente Responsáveis

Em janeiro de 2002, a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas iniciou um trabalho conjunto com os municípios para a construção de uma “Política Autárquica de Família”.

Deste trabalho, em 2007, resultou um inquérito junto de todos os municípios do País para fazer um levantamento exaustivo de todas as boas práticas existentes.

Evoluiu-se então para o conceito de “AFR – Autarquia + Familiarmente Responsável®”, que passou a englobar duas vertentes:

  • “Autarquia + Familiarmente Responsável®” enquanto entidade empregadora, isto é, que adota medidas facilitadoras de conciliação de vida familiar e laboral para os seus trabalhadores, tornando-se, assim, laboratório e modelo destas práticas para as empresas no seu município.

  • “Autarquia + Familiarmente Responsável®” para os munícipes, com medidas facilitadoras da vida familiar, em particular para as famílias com tês ou mais filhos por serem as que mais colaboram no combate ao envelhecimento e desertificação, sendo fonte de riqueza, através da criação de emprego, do aumento do espírito de iniciativa e da estabilidade social.

 

No âmbito da sua resposta social, o Município de Soure tem vindo a efetuar candidatura a este programa, tendo sido, em 2023, eleita pelo oitavo ano consecutivo como uma das “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, motivo pelo qual recebeu a Bandeira Verde com Palma, atribuída a quem é distinguido por três ou mais anos consecutivos.

Para tal, foram avaliadas medidas como incentivos à natalidade, apoios à maternidade e paternidade e a famílias numerosas, serviços básicos, condições de saúde, rede de transportes, habitação e urbanismo e áreas como cultura, desporto, lazer e tempos livres.

O Município de Soure congratula-se por ser uma Autarquia + Familiarmente Responsável, renovando a missão de continuar a trabalhar em prol das famílias do Concelho.