A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure assinalou no domingo, dia 24 de novembro, o seu 134.º aniversário. As comemorações tiveram início com o tradicional desfile, seguido da Revista às Forças em Parada e da atuação da Fanfarra.

Na Sessão Solene, ao ar livre, procedeu-se à Promoção de 6 Estagiários e ingresso na carreira de Bombeiro. De seguida, o Sr. Padre José Cunha proceder à Bênção de 3 veículos de Saúde:  Viatura VDTD18 – Veículo de Transporte de Doentes Não Urgentes; Viatura ABSC04 – Ambulância de Socorro e a viatura VDTD08 – Veículo de Transporte de Doentes Não Urgentes.

Os Infantes e Cadetes foram agraciados com uma medalha do Corpo de Bombeiros, por permanecerem há pelo menos 5 anos na Corporação. Foram entregues as Medalha por 5 anos de Bom e Efetivo Serviço a três Bombeiros de 3.ª Classe. Cinco Bombeiros de 2.ª Classe e um Bombeiro Especialista receberam a Medalha por 10 anos de Bom e Efetivo Serviço. Dois Bombeiros de 2.ª Classe foram agraciados com a Medalha por 15 anos de Bom e Efetivo Serviço. Dois Sub-Chefes e um Bombeiro de 1.ª Classe receberam a Medalha por 20 anos de Bom e Efetivo Serviço. O Chefe João Camaz e o Chefe Carlos Santos receberam a Medalha por 25 anos de Bom e Efetivo Serviço.

A segunda parte da Sessão Solene decorreu no Salão Nobre do Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure. Usaram da palavra o Dr. João Gouveia, o Sr. Comandante João Paulo Contente, a Sra. Presidente da Direção, Dra. Fátima Nunes, o Dr. Fernando Carvalho, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra e o Sr. Comandante
Sub-Regional da Região de Coimbra, Carlos Luís Tavares.

Por fim, por Proposta do Comando e da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure, foi entregue a condecoração de Crachá de Ouro, ao Presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, “por todo o apoio dado desde que assumiu funções de edil do Município, a esta Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários”.

A encerrar as Comemorações e a Sessão Solene, o Presidente do Município de Soure usou da palavra para agradecer a atribuição do Crachá de Ouro. Mário Jorge Nunes sublinhou o inalienável apoio institucional do Executivo Camarário (atual e todos os anteriores) e anunciou que – no Orçamento para 2025 – estão cabimentados 350 mil euros de apoio para atividade, junto da população, em articulação com a Proteção Civil Municipal e cumprimento das orientações e estratégias do Governo para a proteção de pessoas e bens.

Partilhar :