Celebrou-se, no dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que o Município de Soure assinalou, promovendo uma ação de sensibilização nos vários estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1.º ciclo do Concelho.
Numa parceria entre os Serviços Educativos e os Serviços Municipais de Defesa da Floresta e Proteção Civil, foi distribuído a cada criança um pequeno pinheiro manso, sendo este um exemplar de espécie autóctone do nosso país. A ideia é que as crianças se responsabilizem pela sua árvore, plantando-a, cuidando dela e observando a sua evolução.
Esta ação teve como objetivo consciencializar para a necessidade de ordenamento da floresta e alertar para a importância das espécies autóctones. Pretendendo-se promover uma floresta sustentável e diversificada nas suas caraterísticas produtivas e biológicas, com base na proteção e continuidade das florestas autóctones.
O Município tem vindo a promover anualmente diversas ações de educação para a sustentabilidade, considerando que transmissão de conhecimentos e a sensibilização dos mais pequenos para as causas relacionadas com o meio ambiente fomenta a alteração de comportamentos nocivos e permite a adoção de medidas mais sustentáveis.
Partilhar :