A 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Ambiente, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, procurando fomentar uma maior consciencialização sobre a proteção do meio ambiente em prol das gerações presentes e futuras, contribuindo assim para um futuro mais sustentável.

Procurando contribuir para este desígnio, dentro das suas competências e atribuições, o Município de Soure, através dos seus Serviços do Ambiente, tem desenvolvido um conjunto de medidas para a construção de um Concelho mais verde e sustentável, nomeadamente:

  • Plantação de Árvores – A Autarquia tem vindo a concretizar regularmente ações de reflorestação, mantendo o objetivo de aumentar progressivamente o número de árvores existentes e contribuir para a sustentabilidade dos ecossistemas, beneficiando igualmente a saúde das populações.
  • Conservação e ornamentação de espaços públicos – Tem sido realizada a requalificação e embelezamento dos espaços urbanos, tornando-os mais verdes, floridos e promotores da continuidade ecológica, essenciais para a sustentabilidade ambiental.
  • Ações de Educação para a Sustentabilidade – em colaboração com outros serviços municipais, Juntas de Freguesia e estabelecimentos escolares, o Setor do Ambiente tem desenvolvido e participado em várias iniciativas que visam contribuir para a promoção da responsabilidade ambiental e de uma cidadania ativa para o desenvolvimento sustentável desde a infância à idade sénior.
  • “Mercado a Reciclar” – Em colaboração com a ERSUC, é realizada sensibilização para a reciclagem na Feira Semanal e no Mercado Municipal, através da cedência de ecobags, sacos, suportes e material informativo aos comerciantes, evitando a dispersão dos resíduos nos locais.
  • “A Nossa Vila é um Jardim” – Oferta de plantas e floreiras aos moradores da Vila de Soure, com o objetivo de decorar e florir as fachadas dos imóveis e incentivar a descoberta e o gosto pelos espaços verdes e pela natureza, reavivando a tradição portuguesa de florear as portas, varandas, janelas e espaços comerciais.
  • Alargamento do Recolha Seletiva Porta-a-Porta da Vila de Soure a novas áreas fora do centro, nomeadamente às localidades de Casalinhos, Matas, Camparca e Prazo dos Estudantes.
  • Projeto-Piloto de Recolha de Biorresíduos e pré-implementação do Sistema PAYT em Vila Nova de Anços (em fase de implementação).
  • Reforço da rede de contentores e ecopontos em todo o Concelho.

O desenvolvimento destas ações pelos Serviços Municipais do Ambiente têm dado um significativo contributo para a consciencialização da comunidade para a importância da proteção ambiental, criando condições para a adoção de comportamentos mais amigos do ambiente e incentivando a participação ativa na construção de um futuro mais sustentável, que cujo reconhecimento se traduz na atribuição do Galardão Eco XXI há três anos consecutivos e num Concelho 100% Eco-Escolas.

Partilhar :