logotipo-municipio_soure2-01

Encontro Intergeracional

Encontro Intergeracional

O Encontro Intergeracional é uma iniciativa do Município de Soure, que se realiza anualmente em julho e assinala o “Dia dos Avós”, em parceria com a Rede Social do Concelho de Soure.

Tem como objetivo principal a promoção do convívio entre os participantes, de todas as idades, provenientes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, bem como os utentes que integram o CLDS 4G de Soure e a Deliciosas Diferenças-Cooperativa de Responsabilidade Limitada.

O evento decorre no Parque da Várzea, juntando crianças, jovens e seniores numa jornada divertida e repleta de atividades lúdicas. Estima-se a participação de cerca de 700 participantes de todas as faixas etárias.

O Município de Soure considera que esta é uma forma de fomentar a partilha entre gerações e combater alguns estereótipos negativos associados à velhice, provando que a sabedoria dos mais velhos é essencial na transmissão de conhecimentos e valores, bem como no desenvolvimento social e global dos mais novos. A ação pretende ainda contribuir para evitar a exclusão social e fomentar o envelhecimento ativo e saudável, uma vez que a faixa etária sénior foi a mais afetada pela pandemia de Covid-19.

Ao longo do dia decorrem várias atividades, nomeadamente, ginástica, música, dança, jogos tradicionais e um almoço convívio, incentivando a partilha e a socialização entre os presentes.