A Câmara Municipal de Soure entregou, na segunda-feira, dia 10 de março, três viaturas elétricas destinadas a reforçar a prestação de Cuidados de Saúde Primários no concelho. A iniciativa, iniciada no mês de dezembro do ano passado, resulta de uma parceria com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro – à época ainda em funções – e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Mondego, integrando-se na estratégia de modernização e sustentabilidade dos Serviços de Saúde.
O Presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, sublinha que “a entrega destas três viaturas reflete o compromisso do Município de Soure em promover um concelho mais sustentável e solidário, reforçando a sua atuação na área da Saúde e do bem-estar da população”, capacitando as Unidades funcionais de Saúde do concelho de Soure – USF Vitasaurium, USF Campos do Mondego, Unidade de Cuidados na Comunidade e Unidade de Saúde Pública – com estas importantes ferramentas de mobilidade, para que se exerça uma melhor e mais presente “Saúde de proximidade” pelo vasto concelho e suas 12 freguesias.
Este Serviço passará a contar com quatro viaturas elétricas, dois motoristas a tempo inteiro, podendo as viaturas ser ainda conduzidas por outros Assistentes Operacionais ou mesmo pelos Enfermeiros das Unidades de Saúde, de acordo com a legislação em vigor.
As novas viaturas vão permitir melhorar a capacidade de assistência domiciliária, garantindo um serviço mais eficiente e próximo das necessidades da população. Esta medida também possibilitará uma reorganização dos recursos municipais, já que, até ao momento, parte da frota automóvel da Autarquia estava a resolver este tipo de serviços e necessidades.
A aquisição das viaturas foi financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento RE-C01-i01 – Cuidados de Saúde Primários. Soure faz parte de um grupo de municípios da Região de Coimbra que receberam novos veículos elétricos para apoiar os serviços de saúde locais.
Neste momento o Município de Soure tem ao dispor, do Ministério da Saúde, neste caso da ULS do Baixo Mondego, sete edifícios, quatro viaturas, 15 Assistentes Operacionais e um Assistente Técnico e prepara-se para lançar o concurso público das obras de melhoramentos e requalificação do Centro de Saúde de Soure, com uma estimativa de 1,7 milhões de euros.