logotipo-municipio_soure2-01

Espaços Verdes

Espaços Verdes

Parque dos Bacelos

O Parque dos Bacelos está situado no coração da Vila de Soure, na confluência dos dois rios que atravessam a vila de Soure – o Arunca e o Anços, formando uma espécie de ilha.

O conjunto natural dos rios em comunhão com o espaço envolvente, permitem a criação de uma aprazível área de lazer, de rara beleza, onde o espelho de água e o verde do parque nos convidam a usufruir da natureza. Este local é também um local privilegiado para atividades recreativas e desportivas.

Inclui mobiliário de fitness urbano, espaço de skatepark e patins, pista de bicicleta e caminhada, caixa de areia e áreas relvadas, que permitem a utilização para a prática de várias modalidades, bem como para atividades de lazer.

O Parque de Bacelos acolhe, anualmente, o PANGEIA – Festival da Juventude de Soure, que visa fomentar a participação cívica e a responsabilidade social, nomeadamente no que respeita às questões ambientais e climáticas, beneficiando a relação com o património natural.

Foi inaugurado formalmente a 22 de setembro de 2012.

Parque da Várzea

O Parque da Várzea situa-se junto do Parque dos Bacelos, sendo os dois locais separados pelo curso do rio Anços.

Além de uma beleza natural única, este espaço é composto por árvores antigas e de grande dimensão, bancos de jardim e um Parque Infantil.

Várzea das Mós

A Várzea da Mós localiza-se à beira-rio, na margem do rio Arunca, sendo um agradável espaço de lazer para a comunidade, com um baloiço de madeira.

Engloba espaços de churrasqueira e uma zona com mesas e bancos para piquenique, e inclui ainda equipamento sanitário e acesso a água potável.

Jardim Municipal

Espaço amplo, relvado e arborizado, situado na Praça da República, onde se destaca um dos ex-líbris da Vila de Soure, o Lago, rodeado de belos canteiros floridos. Na sua reflorestação tem sido privilegiada a plantação de espécies autóctones, designadamente de oliveiras. O local dispõe ainda de bancos de jardim e de iluminação pública.