A partir de hoje e até ao dia 06 de setembro, encontra-se a decorrer o prazo de candidatura para atribuição das Bolsas de Estudo para o Ano Letivo 2024/2025.
Os interessados podem consultar toda a informação e condições de acesso no site do Município de Soure, em www.cm-soure.pt.
As candidaturas podem ser efetuadas e/ou entregues nos Gabinete de Cidadania (na Rua Alexandre Herculano, n.º 70), no Balcão Único do Município de Soure (nos Paços do Concelho) ou via email para geral@cm-soure.pt, até ao próximo dia 6 de setembro de 2024.
O Regulamento Municipal para a Atribuição de Bolsas de Estudo prevê a atribuição de Bolsas Académicas, Bolsas de Mérito e Bolsas por situações especiais ou incapacidade, com especial atenção para agregados de famílias numerosas, famílias monoparentais e descendentes de elementos que integram a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure (quota específica prevista).
São abrangidos os estudantes residentes no Concelho, matriculados em estabelecimentos de ensino nos níveis do terceiro ciclo, secundário, profissional e superior.
Procurando reforçar e alargar os incentivos e medidas de apoio a nível educativo de forma a garantir que a condição socioeconómica não constitua um fator impeditivo e discriminador no acesso à Educação e Formação, em 2021 o Município de Soure criou o Regulamento Municipal para a Atribuição de Bolsas de Estudo.
Para além da minimização da questão económica, a atribuição de bolsas de estudo tem também como objetivo estimular os estudantes do concelho de Soure para uma cultura de meritocracia ao nível escolar, direcionada para a mais-valia de uma formação académica superior, que facilite a entrada num mercado de trabalho cada vez mais exigente ao nível da formação e qualificação.