- Freguesia
- Educação · Cultura
- Desporto · Tempos Livres
- Acção Social · Saúde
- Habitação, Urbaniz. e Urbanismo · Saneamento e Salub.
- Protecção Civil · Abastecimento Público de Água
- Desenvolvimento Económico · Turismo
- Comunicações e Transportes · Defesa Meio Ambiente
Freguesia Ancestral O topónimo, de provável origem árabe, demonstra a ancestralidade da povoação. A primeira notícia documentada que nos chegou data de 1231, aparecendo grafado como Alfarelas
MEIO AMBIENTE
Paúl da Madriz
Local classificado como reserva natural - SíTIO RAMZAR - Zona Húmida de Importância Internacional e de REDE NATURA 2000 - Zona de Protecção Especial - Directiva Aves. Está inserido nas Freguesias de Alfarelos, a sul da povoação do Casal do Redinho, e Vila Nova de Anços, abrangendo uma área de aproximadamente 40 hectares de terrenos alagadiços, de forma trapezoidal e alongada de SE para NO, alargando-se para a zona ocidental, com cerca de 2 km de comprimento e uma largura média de 300 m. Possui uma flora característica onde abundam os patos marrequinhos, o frango de água, pica-paus, mergulhões, o açor, o milhafre, o falcão, cágados, salamandras e onde a colónia de lontras tem algum significado. Na flora, para além da tabua, dos nenúfares e do caniço existem extensas matas de salgueiros e uma distribuição de fetos reais que lhe dão uma importância acrescida. Constitui um obrigatório ponto de passagem de aves migratórias na sua rota de migração, ao longo de todo o ano. Estão recenseadas cerca de 142 espécies no âmbito da sua avifauna, facto que a torna rica e variada, para além da presença de outras classes de vertebrados - 10 espécies de peixes, 8 de anfíbios, 11 de répteis e 16 de mamíferos. A presença de um guarda da natureza possibilita a visita ao paúl.
Costa de Arnes
Caracteriza-se pela existência de uma arriba fóssil constituída pelos calcários apinhoados da Costa de Arnes que se estendem, com uma orientação N-S, por uma extensão de 2 Km. A sua riqueza fossilífera faz desta zona um local de estudo para quem quiser conhecer melhor a geocronologia. Do alto do monte tem-se uma vista esplendorosa de grande parte do vale do Arunca, rico em campos de arroz e, quando virados a norte, de uma parte importante do vale do Mondego e da vila de Montemor-o-Velho. Este local é indicado, pela carta arqueológica do Concelho de Soure, como sítio de potencial arqueológico.
Jardim Juiz Américo Goes Pinheiro
Fotografia
Paúl da Madriz
Fotografia
Costa de Arnes
Fotografia
Jardim Público Juiz Américo Goes Pinheiro