- Freguesia
- Educação · Cultura
- Desporto · Tempos Livres
- Acção Social · Saúde
- Habitação, Urbaniz. e Urbanismo · Saneamento e Salub.
- Protecção Civil · Abastecimento Público de Água
- Desenvolvimento Económico · Turismo
- Comunicações e Transportes · Defesa Meio Ambiente
Freguesia de Ulmeiros O seu nome deriva do facto de ter sido uma importante granja, pertencente à Ordem de Cristo, associada à existência de florestas onde predominava o Ulmeiro
APRESENTAÇÃO
Situada num importante nó ferroviário da Linha do Norte, a Freguesia da Granja do Ulmeiro possui uma área de 5 Km2 , tendo uma população que rondará os 1669 habitantes.
Segundo Santos Rocha, que no local fez escavações arqueológicas,
já na época romana ali existiria um aglomerado populacional.
O seu nome deriva do facto de ter sido uma importante quinta/granja pertencente à Ordem de Cristo, associada à existência de um coberto florestal onde predominava o Ulmeiro. Tendo pertencido a vários Concelhos (Santo Varão, Montemor), passou definitivamente para o Concelho de Soure a 29 de Maio de 1880.
Não podemos dissociar o crescimento que esta freguesia conheceu desde o aparecimento, em finais do século passado, do caminho-de-ferro, que retirou à agricultura muitos dos seus habitantes, contribuindo simultaneamente para a fixação de populações vindas de outros pontos do país. Esta miscelânea de populações não impediu o aparecimento de associações que, fruto de um trabalho continuado e persistente, constituiu um contributo importante para uma boa integração sócio-cultural.
LUGARES
Granja do Ulmeiro, Alagoas, Casal dos Galegos, Paínça (lugar também integrado na Freguesia de Figueiró do Campo).
Fotografia
Mapa da freguesia de Granja de Ulmeiro