Pesquisa do site

Vinha da Rainha

Página de Entrada > Concelho - Freguesias > Freguesias > Vinha da Rainha

Freguesia Agrícola Sobre o vale do Pranto, mantém na agricultura uma importante fonte de rendimento, cotando-se como uma das freguesias mais agrícolas do concelho

TURISMO

Monumentos e Edifícios com valor Histórico
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça

O edifício que hoje se observa corresponde à remodelação do século XVIII; a fachada apresenta a porta e a janela, respectivamente, com frontão e cimalha curvos; grande parte do recheio é, também, do século XVIII (retábulos principal e colaterais, castiçais, cadeira paroquial, ...), do espólio desta igreja destaca-se, desde logo, a imagem ruanesca da titular (uma Virgem com o Menino). Já a escultura do São Paio, no altar-mor, é uma obra barroca de excelente estofo: pelo movimento que se desprende das vestes e por todo o tratamento formal, esta é, sem dúvida, uma peça «erudita», de muito boa qualidade plástica. A Custódia desta Matriz é uma peça de prata dourada, do século XVIII (tem o punção de Lisboa e outro do ourives, ilegível). Obra que impressiona pela qualidade de tratamento dos seus elementos, tudo concorre para o fausto, o luxo e a admiração, características tão próprias do Barroco; apresenta uma originalidade: «[...] a base tem predomínio de volume sobre o hostiário, que é uma radiação solar».

Capela de Nossa Senhora do Pranto (Pedrógão do Pranto)

Da primeira metade do séc. XVIII, segue modelo do século anterior. A tábua acoplada no remate de retábulo-mor é uma pintura do último quartel do século XVII, talvez da escola de Coimbra; o tema retratado é a Anunciação: o anjo debruça-se de joelhos, em veneração da Virgem. Formalmente, segue um modelo italianizante; cena com bastante movimento, mostra-nos um desenho seguro e uma paleta rica. De salientar, também, a imagem da Virgem com o Menino (inícios do séc. XVIII?), em que a uma certa rigidez de tratamento se contrapõe um belo estofo que ajuda à aparência de fausto e emoção.

Fornos de Cal

Na área da freguesia existem alguns fornos de cal, a maioria em ruínas, que são testemunho do aproveitamento dos recursos calcários da região. Num destes fornos, provavelmente já destruído, foram encontradas várias peças arqueológicas que se encontram expostas no Museu Municipal Santos Rocha, Figueira da Foz.

Quinta do Seminário

Outrora com grande importância económica na região, ainda testemunha essa grandiosidade, apesar da adulteração do edifício e do seu espaço circundante. Localiza-se no caminho que do Casal dos Bacelos se dirige a Porto Godinho (Concelho da Figueira da Foz).

Arquitectura

Merece a atenção do visitante um conjunto de casas térreas, construídas, no segundo quartel do século, seguindo a mesma planta. Todas possuem duas janelas que ladeiam a porta de entrada e ao lado um portão de entrada para o pátio. Há muitas semelhanças com a casa gandareza. De salientar ainda um solar, sem utilização, junto à igreja e de propriedade privada.

Cruzeiro
Feiras, Romarias e Festivais
  • Festa do Espírito Santo (Pedrógão do Pranto) - Maio
  • Festa de S. João (Formigal) - Junho
  • Festa de S. Jorge (Porto Godinho) - Agosto
  • Festa de Santo Amaro (Formigal) - Agosto
  • Festa de Nossa Senhora da Graça (Queitide) - Agosto
  • Festa do Sagrado Coração de Jesus (Vinha da Rainha) - Outubro
Restaurantes

"O Casarão"
Endereço: Formigal – Vinha da Rainha
Telefone: 239 508157

Fotografia

Igreja Matriz de N. Srª da Graça

Fotografia

Capela de Nossa Senhora do Pranto (Pedrógão do Pranto)

Fotografia

Fornos de Cal

Fotografia

Quinta do Seminário

Fotografia

Arquitectura

Fotografia

Cruzeiro - Vinha da Rainha

Fotografia

O Casarão

Um concelho com tradições

Um concelho com história, Um concelho em desenvolvimento