Iniciativas Municipais

Iniciativas Municipais

O Município de Soure tem demonstrado um forte compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Têm sido desenvolvidas diversas iniciativas, com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental do Concelho, promover a consciencialização e o envolvimento da comunidade em práticas ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

Sendo a proteção ambiental uma causa que depende de todos, a Autarquia tem ainda investido na capacitação dos munícipes para uma participação mais ativa, consciente e sustentável e na implementação de projetos que facilitem o seu acesso a pontos de reciclagem, como a criação dos Centros Ecológicos e o projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta na Vila de Soure – que já se estendeu às localidades de Casalinhos, Matas, Camparca e Prazo dos Estudantes – e ainda no combate ao desperdício como o Projeto-Piloto de Compostagem e o Sistema Municipal de Recolha de Biorresíduos.

Foram instalados novos ecopontos e aumentado o número de contentores de recolha de resíduos indiferenciados, procurando cobrir o território e facilitar o acesso por parte dos cidadãos.

iniciativas municipais

Além disso, foram realizadas várias campanhas educativas e de sensibilização nos estabelecimentos escolares e junto da comunidade em geral, explicando aos cidadãos a importância da reciclagem e da necessidade de adoção de comportamentos ecológicos e sustentáveis.

Neste âmbito, foi implementada a iniciativa “Mercado a Reciclar”, numa parceria entre a ERSUC e o Município de Soure, que decorre semanalmente em Soure. Este projeto de sensibilização para feiras e mercados pretende que, nestes locais, onde se produz bastante quantidade de resíduos recicláveis, se faça a sensibilização para a sua correta deposição e sejam criadas condições para o efeito, através da cedência de ecobags, sacos, suportes e material informativo aos comerciantes, evitando a dispersão dos resíduos pelos espaços adjacentes.

iniciativas municipais

O pelouro do Ambiente tem vindo a desenvolver um projeto ambicioso de plantação de árvores, com o objetivo de aumentar a cobertura verde e contribuir para a sustentabilidade dos ecossistemas, beneficiando igualmente a saúde das populações.

Foi neste sentido que a Autarquia ofereceu 10 exemplares de espécies autóctones (árvores e arbustos) a cada Junta de Freguesia, procurando contribuir para a preservação de espaços verdes qualificados de proximidade, que assumem funções essenciais quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

iniciativas municipais

Desta forma, o Município envolve as entidades públicas locais na promoção do equilíbrio ecológico através da sua sensibilização e da recriação de espaços para plantação, apostando na promoção da sustentabilidade, com a consequente transformação do Concelho num território mais saudável e amigo do ambiente.

Anualmente, em março, para assinalar o Dia Internacional da Árvore e da Floresta, e em novembro, comemorando o Dia da Floresta Autóctone, têm sido realizadas atividades de plantação de árvores de espécies autóctones, visando consciencializar para a gestão sustentável das florestas e para um contínuo esforço de conservação e ordenamento dos espaços naturais. Pretende-se ainda contribuir ativamente para a requalificação e embelezamento dos espaços urbanos, tornando-os mais verdes e promotores da continuidade ecológica, essenciais para a sustentabilidade ambiental.

No contexto da revitalização dos espaços públicos urbanos, surge a iniciativa “A Nossa Vila é um Jardim”, que pretende embelezar a Zona Histórica da Vila, tendo como destinatários os residentes, comerciantes e outras instituições situadas nesta área.

O Município ofereceu plantas e floreiras, mediante inscrição, com o objetivo de decorar e florir as fachadas dos imóveis. Com esta ação, o Município de Soure procura contribuir para uma Zona Histórica mais atrativa, fomentando o sentido de comunidade e potenciando a atratividade turística local, valorizando e tornando mais agradável a habitabilidade na nossa Vila.

iniciativas municipais

Outro eixo estratégico da intervenção do pelouro do Ambiente assenta na Educação para o Ambiente e Sustentabilidade, procurando promover o acesso à informação e às boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos, contribuindo assim para um desenvolvimento de um Concelho “SOURE SUSTENTÁVEL”.

Diversos workshops, palestras e eventos têm sido dinamizados, com o objetivo de aumentar a consciencialização para as questões ambientais.

São exemplos disso, o projeto “Planetário vai à Escola” que assinalou o Dia Mundial da Terra através da consciencialização para a importância da adoção de boas práticas ambientais no quotidiano, destinada aos alunos do ensino básico e secundário.

iniciativas municipais

iniciativas municipais

Outra iniciativa pedagógica de grande relevo foi a apresentação do projeto “Planeta Slow”, pela artista Áurea em parceria com a empresa Betweien. Uma iniciativa focada na promoção da sustentabilidade, incluindo temas originais musicados por Áurea e uma peça de teatro, que é a adaptação das histórias do livro.

Na apresentação foram abordados conceitos como fast food, fast technology e fast fashion, procurando consciencializar a plateia para os impactos negativos do excesso de consumo.

iniciativas municipais

iniciativas municipais

Dirigida aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário dos estabelecimentos escolares do Concelho, a sessão teve como objetivo proporcionar novas ferramentas que auxiliem na adoção de comportamentos individuais e coletivos responsáveis e sustentáveis. Os jovens aderiram entusiasticamente, num momento que poderá ser uma motivação adicional para um olhar mais atento sobre as questões ambientais e de preservação da natureza.

Assinalando o Dia Mundial do Ambiente, a ABMG – Águas do Baixo Mondego em parceria com o Município de Soure inauguraram um novo bebedouro de exterior na Praça da República, em frente aos Paços do Concelho de Soure, que contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, da Senhora Vereadora do Ambiente, Dra. Sónia Vidal, e do Diretor-Geral da ABMG, Dr. Nuno Campilho.

O novo equipamento contribui também para a redução do consumo de plástico e o descarte inadequado de garrafas, incentivando, também, à utilização de recipientes reutilizáveis e à adoção de práticas sustentáveis no dia-a-dia.

iniciativas municipais

Todas as ações realizadas pelos Serviços Municipais do Ambiente demonstram um compromisso sólido com a sustentabilidade e a qualidade de vida dos seus habitantes.

Através de ações coordenadas e com a participação ativa da comunidade, Soure está no bom caminho para se tornar num exemplo de desenvolvimento sustentável, promovendo um futuro mais verde e saudável para todos.

 

O Parque dos Bacelos foi novamente o escolhido, em 2024, para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, em Soure, que se celebra oficialmente no sábado, dia 23 de novembro de 2024, mas que a Divisão do Ambiente do Município de Soure optou por antecipar.

A Vereadora com o Pelouro do Ambiente, Dra. Sónia Vidal, esteve presente na plantação árvores de Medronheiro (espécie autóctone), com o apoio dos Serviços Municipais do Ambiente.

O desenvolvimento desta ação enquadra-se nas políticas ambientais para a sustentabilidade, promovidas pela Autarquia. O objetivo é reforçar a sensibilização da comunidade sourense para a proteção e defesa da floresta. Assim como, contribuir para que as populações possam usufruir de espaços verdes.