logotipo-municipio_soure2-01

Literacia Digital

Soure a Programar

O projeto “Soure a Programar” consiste no desenvolvimento de competências em crianças e jovens que estudem no Concelho, através do ensino da programação informática e de ferramentas básicas de literacia digital.

O programa é desenvolvido em cursos, em parceria com a Happy Code, na qual é utilizada a metodologia LET®, dividida em três fases, que engloba a aprendizagem de programação, storytelling e empreendedorismo, com uma componente prática forte.

Os cursos são dirigidos a alunos do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) que frequentem estabelecimentos escolares do Concelho de Soure e os níveis de dificuldade são sequenciais e adaptados quer a cada nível de conhecimento, quer às idades.

A frequência do curso é totalmente gratuita, sendo as turmas constituídas por ordem de inscrição. As aulas são semanais de 60 minutos e decorrem em dois polos: três turmas na Escola Secundária/3 Martinho Árias de Soure e duas turmas no Centro Escolar de Granja do Ulmeiro, e os cursos finalizam com a apresentação pública dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

O Município considera que este projeto contribui para fomentar competências como a criatividade, o raciocínio lógico e a comunicação, desenvolvendo um maior gosto pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), dotando os participantes de ferramentas essenciais para o mundo atual e impactando positivamente no sucesso escolar dos mesmos.