logotipo-municipio_soure2-01

Mobilidade Escolar

Boleia Humana

No âmbito do Grupo de Trabalho “Cidades Educadoras”, da CIM Região de Coimbra e que o Município de Soure coordena, surgiu a ideia de lançar o desafio aos 19 Municípios membros para a implementação da atividade “Boleia Humana”.

A ideia surge da consciência de que existem inúmeros obstáculos à livre deslocação das crianças no espaço público. Para além das barreiras físicas criadas pela envolvente rodoviária, os trajetos casa-escola são percecionados pela comunidade como inseguros e pouco adaptados à utilização de modos de deslocação mais suaves e saudáveis, como andar a pé ou de bicicleta.

A atividade “Boleia Humana” visa promover a mobilidade segura das crianças/jovens no seu trajeto para as escolas. Pretende-se com esta ação de sensibilização, analisar e repensar o espaço público e a sua utilização à volta da escola e nos trajetos casa-escola, na perspetiva de aumentar a mobilidade e acessibilidade das crianças assim como promover modos de deslocação mais saudáveis.

Este projeto insere-se nas políticas educativas municipais, que têm tido refletido o incentivo à alteração de comportamentos e a adoção de hábitos mais sustentáveis e amigos do ambiente.