O Município de Soure, obteve uma candidatura aprovada ao Fundo Ambiental, para o projeto em curso intitulado “STOP INVASORAS em Soure”, com o objetivo de desenvolver ações no controlo e erradicação de espécies invasoras.
O projeto pretende combater a invasão de duas espécies exóticas invasoras, designadas Ludwigia peploides (ludevígia rastejante) e Cortaderia selloana (erva das pampas), evitando a sua progressão para Áreas Classificadas e outros sítios de proteção com elevado valor ecológico e biodiversidade na Região.
Para o efeito, no âmbito da candidatura referida, a Autarquia adquiriu equipamento que se destina à intervenção em áreas de colonização recente, em meio aquático e em meio terrestre, para remoção e recolha das espécies.
As ações são desenvolvidas por operacionais, do Município de Soure, com o apoio de uma minigiratória, um caiaque e um barco, complementadas por ações de monitorização da evolução das espécies, com o apoio de um drone.
Paralelamente, têm sido desenvolvidas ações de sensibilização, procurando consciencializar as populações para a identificação destas espécies e do seu impacto no meio ambiente, bem como divulgar as medidas de prevenção a adotar para evitar novas invasões.