logotipo-municipio_soure2-01

Orçamento Participativo Jovem

Orçamento Participativo Jovem

O afastamento dos cidadãos, em particular dos mais jovens, da participação ativa na vida dos órgãos da democracia local e nos respetivos processos de tomada de decisão, é uma realidade que deve ser combatida por todos os meios disponíveis.

O Município de Soure tem procurado desenvolver novos projetos e medidas que resultem na adequação das políticas públicas às necessidades e expectativas dos jovens, fomentando o seu envolvimento democrático de uma forma construtiva e participada na comunidade.

Neste sentido, surge o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), que tem como objetivo promover a criação de um pensamento dinâmico e crítico sobre o território local, permitindo que os jovens apresentem ideias, as debatam e as levem à sua concretização, traduzindo-se numa aposta para que a participação democrática e a gestão autárquica sejam mais inclusivas e sensíveis.

O Orçamento Participativo Jovem é um projeto que potencia um melhor exercício da cidadania, porque empossa a juventude Sourense num processo de tomada de decisão, colocando-a em contacto com a complexidade dos problemas inerentes à gestão de recursos públicos.

Brevemente mais informações sobre este projeto.