logotipo-municipio_soure2-01

Incentivo à Natalidade e Apoio à Família

Programa Cegonhas

O Município de Soure tem vindo a implementar o Regulamento de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família, designado “Programa Cegonhas”. Esta medida concretiza-se através da atribuição de um subsídio, aos progenitores, no caso de nascimento de um bebé no Concelho de Soure.

Este projeto municipal visa apoiar as famílias, potenciar e intensificar um conjunto de estímulos à fixação e à atração de pessoas ao Concelho, incentivar a natalidade, bem como apoiar a economia local, uma vez que as despesas comparticipadas só poderão ser efetuadas em estabelecimentos comerciais sedeados na circunscrição territorial concelhia.

Para recebimento deste apoio, os requerentes devem entregar os documentos comprovativos da realização de despesa em produtos ou bens destinados ao recém-nascido, realizadas em estabelecimentos comerciais do Concelho de Soure, até ao valor total de apoio concedido.

São válidas todas as despesas realizadas em artigos de puericultura, vestuário, produtos alimentares, carros de passeio, cadeiras auto, medicamentos, artigos de higiene ou outros produtos destinados exclusivamente à criança.

A candidatura deve dar entrada nos serviços municipais de Ação Social e Saúde, contendo todos os documentos necessários, até seis meses após o nascimento do bebé.

Desde a sua implementação, este projeto tem vindo a receber candidaturas e tem-se mostrado como um meio profícuo no estímulo ao aumento da natalidade e de apoio às famílias, tendo sido, até à data, apoiadas mais de 500 crianças e suas famílias.

Esta medida traduz-se, ainda, num investimento por parte da Autarquia, que, dentro das suas competências, procura contribuir para proporcionar qualidade de vida aos habitantes do Concelho.