No final do ano de 2023, o Município de Soure promoveu um estudo direcionado à mobilidade dos alunos que frequentam a rede escolar pública do Concelho, cujos resultados serviram de base para o desenho de um projeto de intervenção para uma mobilidade escolar mais autónoma e sustentável.

Uma das prioridades que se apresentou de forma clara para intervenção consiste no desenvolvimento de soluções que fomentem uma mobilidade sustentável (sem emissões de carbono) e promovam a autonomia/independência das crianças e jovens, combatendo simultaneamente o sedentarismo.

Neste sentido, a Autarquia tem vindo a implementar algumas medidas conducentes com este propósito, nomeadamente através da intervenção urbana realizada no centro da Vila de Soure, da dinamização de sessões de promoção da economia circular/sustentabilidade e de ações de educação e prevenção rodoviária em ambiente escolar.

Procurando dar mais um passo no contexto da mobilidade escolar sustentável, o Município avançou para a implementação de um projeto piloto de promoção e incentivo do “aprender a andar de bicicleta” no ensino pré-escolar, que se encontra a ser implementado nos Jardins de Infância de Soure e Vinha da Rainha.

Neste âmbito, foram adquiridos capacetes, bicicletas (de vários níveis de aprendizagem) e uma bicicleta própria para crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido ministrada uma formação para desenvolvimento desta atividade.

A introdução da bicicleta desde tenra idade permite o desenvolvimento de competências relacionadas com a coordenação motora, concentração, postura e autonomia. A bicicleta permite ainda uma deslocação rápida, económica e livre de emissões de carbono (totalmente ecológica), proporcionando a prática de atividade física.

Este projeto piloto funcionará em simultâneo com outras atividades, pretendendo-se futuramente alargar a outros estabelecimentos escolares do Concelho.

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