logotipo-municipio_soure2-01

Recolhas por marcação

Recolhas por marcação

Recolhas por marcação 
Monos

São considerados monos domésticos todos os objetos que, devido às suas dimensões, não possam ser colocados nos contentores de resíduos indiferenciados.

A recolha de monos é um serviço municipal destinado a utilizadores particulares que pretendam eliminar objetos domésticos de utilização nas suas habitações.

A recolha de resíduos volumosos (monos ou monstros), de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e de resíduos verdes é efetuada pela Divisão de Ambiente, mediante pedido através do telefone 239506559, preenchimento da Requisição de Recolha de Monos Domésticos no, diretamente nos serviços de ambiente ou ainda através do email geral@cm-soure.pt e ambiente@cm-soure.pt.

As recolhas são feitas de 2.ª a 6.ª feira, mediante agendamento prévio.

Os resíduos posteriormente são encaminhados, para valorização ou eliminação, no Centro Municipal de Compostagem de Resíduos Verdes, no Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos gerido pela ERSUC, ou para operadores licenciados como a Ecociclo-Energia e Ambiente, AMB3E – Rede Eletrão e Filtex.

 Recolhemos:

  • Colchões, sofás, Tapetes, louças sanitárias, objetos em plástico rígido;
  • Madeiras (móveis e tábuas), resíduos verdes e lenhosos;
  • Equipamento informático, objetos e eletrodomésticos.

 

Nota: O material elétrico e eletrónico deve estar intacto.

Para pequenas quantidades, a recolha é gratuita, para quantidades maiores, pode igualmente ser prestado pelos Serviços Municipais, mas com a aplicação da Tabela de Taxas em vigor.

 

Verdes

O serviço de recolha de resíduos verdes por marcação, destina-se a resíduos provenientes da limpeza e manutenção de jardins ou hortas das habitações uni e plurifamiliares é gratuito, para clientes domésticos e sujeito a marcação, podendo ser solicitado através do preenchimento da Requisição para Recolha de Verdes no Balcão Único (Espaço do Cidadão), por email para geral@cm-soure.pt, ambiente@cm-soure.pt ou ainda requerer este serviço telefonicamente para o número 239506559.

Depois de recolhidos, os resíduos verdes são, na sua maioria, transportados para a ERSUC que é a entidade responsável pela sua valorização.

 

Regras de acondicionamento e critérios
  • Verdes – Todos os resíduos verdes que não seja possível atar com corda ou fio apropriado, tais como relva, aparas e sebes ou outros, deverão ser acondicionados em sacos devidamente fechados;
  • Os ramos de árvore não podem exceder 1 metro de comprimento e os troncos com diâmetro superior a 20 cm não podem exceder 50 cm de comprimento;
  • As ramagens deverão ser amarradas com cordas ou fio apropriado, não devendo ultrapassar 1 metro de comprimento.

Para pequenas quantidades, a recolha é gratuita.

Para quantidades maiores, pode igualmente ser prestado pelos serviços municipais, mas com a aplicação da Tabela de Taxas em vigor.

 

RCD’s

A recolha dos resíduos de construção e demolição, produzidos em obras particulares isentas de licença, é efetuada pela Divisão de Ambiente, mediante requerimento acompanhado do ofício da Câmara Municipal de que se trata de uma obra isenta. Este requerimento pode ser feito nos Serviços do Balcão Único (Espaço do Cidadão), ou enviado para o email geral@cm-soure.pt.

Para pequenas quantidades, até 1 m3 a recolha é gratuita. Para quantidades maiores, a recolha está sujeita ao pagamento das tarifas previstas na Tabela de Taxas do Município.