logotipo-municipio_soure2-01

Rede Complementar

Rede Complementar

Recolha multimaterial Papel/Cartão e Embalagens

O Município de Soure é 1 dos 36 municípios que integram o Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro, que é gerido pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, SA.

A ERSUC, é a entidade que assegura a recolha seletiva de papel/cartão, vidro e embalagens, através de ecopontos e, no caso da área territorial do Município de Soure. É da competência da ERSUC adquirir os ecopontos e recolher os resíduos aí depositados, no entanto, apesar das competências atribuídas à ERSUC, o Município de Soure integrou a recolha seletiva na sua estratégia de gestão de resíduos urbanos, disponibilizando o serviço de recolha seletiva porta-a-porta, de papel/cartão e embalagens, a produtores de grandes quantidades que solicitem esta recolha e reforçou a colocação de ecopontos para deposição de Papel/Cartão e Embalagens em todo o concelho, atualmente tem uma rede complementar composta por 49 Ecopontos, nomeadamente 25 de Papel/Cartão e 24 para Embalagens.

 

Óleos Alimentares Usados (OAU)

Até há bem pouco tempo, grande parte dos óleos alimentares usados tinham como principal destino a rede de esgotos. Esta prática é prejudicial ao ambiente e punível por lei, além de causar danos irreparáveis no meio ambiente, é uma prática que provoca danos nas tubagens, entupimento dos coletores, poluição dos meios recetores e graves problemas no funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

A recolha seletiva de óleos alimentares usados (OAU) é efetuada através de 14 oleões que se encontram distribuídos por todo o concelho e mais nos 13 Centros Ecológicos do Município, num total de 27.

Os equipamentos permitem, a deposição da embalagem onde o óleo é armazenado (garrafa ou garrafão plástico) dentro do próprio oleão, o que simplifica a operação de deposição.

Podem ser depositados no Oleão, óleos de origem vegetal (azeite, óleo de girassol, óleo de soja) usados na preparação dos alimentos (fritura).

Os OAU são recolhidos e transportados pelo operador licenciado BioAdvance-The Next Generation, Lda, para valorização.