logotipo-municipio_soure2-01

Rede Internacional das Cidades Educadoras

Rede Internacional das Cidades Educadoras

No âmbito das suas políticas educativas, o Município de Soure tem procurado integrar projetos e desenvolver medidas que beneficiem a comunidade escolar e, particularmente, as crianças, jovens e suas famílias. Foi neste sentido que a Autarquia aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e, consequentemente, à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras”.

As “Cidades Educadoras” tiveram origem em 1990, em Barcelona, onde um grupo de cidades representadas pelos respetivos órgãos de poder concluíram ser útil trabalharem em conjunto em projetos e atividades visando melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Posteriormente, em 1994, este movimento formalizou-se como Associação Internacional, integrando outros países.

Por sua vez, a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras é constituída por todos os municípios nacionais que são membros da AICE e que, como tal, assinaram a Carta das Cidades Educadoras, defendendo e assumindo nas suas práticas os princípios dessa declaração.

Identificando-se com os princípios e valores inerentes aos dois movimentos, o Município de Soure associou-se aos mesmos, comprometendo-se a cumprir os seus pressupostos. Esta ação, simultaneamente, promove a partilha e a aquisição de conhecimentos e ideias entre membros, beneficiando todos os envolvidos.

Atualmente, Soure integra quatro grupos de trabalho: Brincar na Cidade Educadora; Educação ao Longo da Vida; Cidades Inclusivas; Projeto Educativo Local. E tem tido, ao longo dos anos enquanto membro desta Rede, vários projetos reconhecidos a nível nacional e internacional.