logotipo-municipio_soure2-01

Rede Social

Rede Social

Rede Social 

O Programa Rede Social foi criado através da Resolução do Conselho de Ministros 197/97, de 18 de novembro, com o objetivo de fomentar a formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais e assim contribuir para a ativação e otimização dos recursos e das respostas locais. Pretende-se implementar novas metodologias e estratégias de abordagem da intervenção social a nível territorial, baseadas na responsabilização conjunta da sociedade e de cada indivíduo contribuindo, numa lógica concelhia, para o desenvolvimento de dinâmicas de coesão social e para a erradicação/atenuação da pobreza e exclusão social.

Conselho Local de Ação Social (CLAS) 

O CLAS é um órgão local de concertação e congregação de esforços, funcionando como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas, visando a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social pela promoção do desenvolvimento social local.

É constituído por entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, com intervenção direta ou indireta na área social e a que eles adiram de livre vontade.

Baseia-se num trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica e visa o planeamento estratégico da intervenção social local, que articula a intervenção dos diferentes agentes locais para o desenvolvimento social.

Núcleo Local de Inserção de Soure (NLI)

 Os Núcleos Locais de Inserção (NLI), são órgãos locais a quem compete a gestão processual continuada dos percursos de inserção dos beneficiários de RSI, conforme instituído na Lei n.º 13/2003, de 21 de Maio, republicada pelo Decreto-Lei n.º 133/2013, de 25 de Janeiro e no disposto no artigo 21.º da Portaria n.º 257/2012, de 27 de Agosto.

O NLI de Soure tem como missão promover e acompanhar percursos de inserção dos beneficiários de RSI, como forma de combate à pobreza e à exclusão social, visando o aumento das suas competências pessoais, sociais, educativas e profissionais.

São funções de cada entidade que integra o NLI colaborar com os restantes membros na execução dos objetivos propostos, disponibilizar recursos na medida das suas disponibilidades para participar e auxiliar o trabalho desenvolvido pelo NLI, preparar e disponibilizar elementos e informações, juntando propostas tidas por adequadas.