O Município de Soure, através do seu Gabinete Técnico Florestal, submeteu uma candidatura para o projeto em curso intitulado “STOP INVASORAS em Soure”, financiado pelo Fundo Ambiental.
O projeto pretende combater a invasão de duas espécies exóticas invasoras, designadas Ludwigia peploides e Cortaderia selloana, que estão a ter uma relevante progressão no Concelho de Soure e territórios limítrofes.
Para o efeito, será implementando um conjunto de ações interdisciplinares e complementares direcionadas a áreas de colonização recente, em meio aquático e em meio terrestre, evitando a sua progressão e colonização para áreas classificadas e outros locais de alto valor ecológico, combinando ações de sensibilização, controlo, erradicação, acompanhamento e restauro.
Procurando sensibilizar as populações para o impacto, a identificação, bem como medidas de prevenção a adotar para evitar novas invasões destas espécies, o Município de Soure promoveu duas sessões de esclarecimento nas Freguesias de Alfarelos e Granja do Ulmeiro, dinamizadas pelo especialista Jael Palhas da Escola Superior Agrária de Coimbra.