O Município de Soure aderiu ao projeto “Rota Concelhia de Ação Pelo Clima”, no âmbito do programa Eco-Escolas, desafiando os estabelecimentos escolares e IPSS integrantes a participar.
A Rota Concelhia consiste na realização de um percurso/itinerário que liga as diversas Eco-Escolas através da passagem de um testemunho.
Após percorrer todas as instituições aderentes, o percurso terminou esta terça-feira, com os alunos do Instituto Pedro Hispano a passarem o testemunho aos alunos da Escola 3/Secundária Martinho Árias e, juntos, entregarem-no nos Paços do Concelho, para a Autarquia formalizar o seu próprio compromisso em agir pelo clima.
Os alunos do Instituto Pedro Hispano iniciaram a sua “rota” numa viagem de comboio da Granja do Ulmeiro até Soure, trazendo consigo as suas bicicletas, nas quais fizeram o percurso entre a Estação de Comboio de Soure e a sede do Agrupamento de Escolas Martinho Árias.
Juntando-se aos alunos de Soure, participaram numa atividade pedagógica sobre a separação de resíduos e reciclagem dos mesmos. Depois, em conjunto, caminharam até aos Paços do Concelho para entregarem o testemunho ao Senhor Presidente da Câmara Municipal, Mário Jorge Nunes, e ao Vereador da Educação, Gil Soares, que os receberam no Salão Nobre.
Na presença dos alunos e professores, os autarcas assinaram a declaração de compromisso em nome do Município, assumindo dar continuidade ao trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade ambiental em todos os domínios de ação municipal.



