O encontro Região + Social e + Próxima: Diálogos com e de Futuro, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Soure, decorreu ontem no Auditório Delfim Pinheiro, contando com intervenções de especialistas nacionais que abordaram temas cruciais sobre o envelhecimento ativo e saudável da população, diversidade e inclusão.
Mário Jorge Nunes, Presidente da Câmara de Soure, chamou a atenção para o facto de Soure ser um dos concelhos com o maior índice de longevidade na Região. Tem, por isso vários projetos em desenvolvimento, como o CLDS e o Radar Social. O Presidente de Soure destacou várias iniciativas – como a realização de Caminhadas – do Município para ajudar os mais idosos a adaptarem o corpo e a mente à idade.
Com Portugal sendo o segundo país mais envelhecido da Europa, este encontro destacou a importância de um diálogo aberto e colaborativo para equilibrar longevidade e qualidade de vida, especialmente na Região Centro. Sendo a ação pública participativa o tema central de debate, promovendo o envolvimento de todos os grupos demográficos e a criação de territórios amigos dos mais velhos e dos jovens, através de diálogos geracionais.