O Município de Soure já tem em funcionamento o projeto ‘Radar Social’, cuja equipa de trabalho foi apresentada no plenário do CLAS (Conselho Local de Ação Social) deste mês de setembro.
A Autarquia deu início à implementação da candidatura aprovada no âmbito do investimento Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), medida C03-i01-m03 – Radar Social, com duração de 27 meses, atualmente a funcionar no Centro de Inovação Social (CIS).
O “Radar Social” assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a Rede Social local.
Através desta medida, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do nosso território, na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado.
O objetivo é identificar pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social ou em risco de pobreza e exclusão social que, num momento posterior, serão encaminhadas para a rede dos serviços de atendimento, de acompanhamento social ou dos parceiros da rede social concelhia.
Na execução deste programa estará a trabalhar uma equipa multidisciplinar constituída por duas técnicas superiores, focando-se o seu trabalho na georreferenciação social, na ativação das respostas e na otimização dos recursos, contribuindo para uma maior e efetiva coesão do território.
Pretende-se que o Radar Social contribua para o reforço do apoio social a situações de vulnerabilidade ou exclusão no Concelho, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.